top of page

Escola inclusiva e acolhedora

A ABRAFH participou no dia 05 de março de 2024 da uma reunião com o Coordenador Geral de Políticas Educacionais em Direitos Humanos, Prof. Erasto Fortes Mendonça, e representantes de diversas instituições,  conselheiros da psicologia (CFP/CRPs) e ademais da coalizão nacional LGBTI+. Nessa ocasião, apresentamos demandas e recursos que embasam nossas ações diante da pauta da diversidade.

 

A importância do espaço da Coordenação para a população LGBTI+ traz um ambiente de formação e colaboração. O governo apresentou ciência da atuação da Coalizão e cita que também está com uma dinâmica de ações neste ensejo e que tem trabalhado com Universidades Federais na produção de materiais e formações sobre Educação em Direitos Humanos e Diversidade, tendo como objetivo que esses cursos tenham uma ampla abrangência e que cada território possa adaptá-los às suas especificidades.

 

Ressaltaram que no radar vislumbram um Observatório Nacional de Violências contra Educadores, abordando questões relacionadas à pauta de gênero, sexualidade e diversidade, sendo fundamental combater as violências enfrentadas por professores que tratam das temáticas, incluindo a pauta LGBTI+, corroborando com nossa luta pela garantia de direitos.

 

Acreditamos na importância de um diálogo aberto com os governos, representantes da sociedade civil, organizações, instituições, coletivos e demais atores. Esse diálogo é fundamental para a construção de pautas interseccionais, e a educação desempenha um papel central nesse processo, desde a infância até a formação acadêmica em pesquisa e tecnologia.

 

A amplitude dessa discussão é de extrema relevância para a construção de uma sociedade inclusiva e justa, que respeite a diversidade.

 



bottom of page